Mobirise

Isabella Ladeira

Voz / Percussão
Mobirise

Rosana
Britto

Voz / Violão / Direção musical
Mobirise

Gutti
Mendes

Voz / Guitarra / Percussão

Nossa trajetória...

     O grupo mineiro Lúdica Música! acaba de gravar um novo DVD e de lançar o CD duplo “#LÚDICA26 – Coletânea de Originais”, financiado por uma campanha de crowdfunding. Primeiro trabalho completamente autoral em 26 anos de carreira do Lúdica, a coletânea traz 3 músicas inéditas - “Pego Leve” (Isabella Ladeira), “Jogada errada” (Rosana Britto) e “Bobagens” (Gutti Mendes / Léo Teixeira) - e outras vinte e três autorais do trio presentes nos discos anteriores que se encontram esgotados – “Mundo-Ludo” (2013), “Então eu canto...e nem me lembro pra onde as coisas vão” (2005), “Presente!” (2001) e “Lúdica Música” (1993).
Gravadas no estúdio Alquimia, em JF, as três canções novas ganharam arranjos de metais de Caetano Brasil e as participações do baixista Adalberto Silva e do baterista Gladston Vieira. O projeto foi masterizado por Fábio Henriques, técnico e produtor carioca que finaliza os álbuns do Lúdica desde o CD “Então eu canto...” (2005). O design gráfico é do poeta e artista gráfico Knorr, baseado em desenhos à mão livre assinados por Rosana Britto.

     O álbum duplo “#LÚDICA26 – Coletânea de Originais” traz no CD “Lado A” hits como “Fogaréu”, “Demorô”, “Toda cor, toda luz” e “Mundo-Ludo”, e no CD “Lado B” músicas mais “alternativas” como “O que é que eu posso fazer”, “Por aí”, “Anjo doido” e “Começaria tudo outra vez nº 2 “ (esta do vinil “Lúdica Música”, 1º disco do grupo). O Lúdica Música! tem na bagagem, além destes 5 trabalhos de estúdio, o DVD/CD “Diversões Lúdicas Ao Vivo e a Cores” com participações de Vander Lee, Maurício Tizumba, “Harém”... da Imaginação e depoimentos de Ivan Lins , Carlinhos Vergueiro e Joãozinho da Percussão, e o DVD comemorativo de 20 anos de carreira “Mundo-Ludo & Outras Diversões”, com participação especial de André Abujamra e 5 videoclipes, um deles com participação do ícone Milton Nascimento. O novo DVD “Originais ao vivo” foi gravado no Cultural Bar em Setembro de 2017 com Caetano Brasil, Adalberto Silva e Gladston Vieira e ainda as participações dos percussionistas Gustavo Lira, Vicente Martins e Juju Britto, do poeta Knorr, da flautista Amanda Martins e do pianista Guilherme Veronese. O DVD tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2018.

     Tendo apresentado mais de 3.000 shows em 7 temporadas internacionais e várias turnês pelo Brasil, entre dezembro de 2017 e março de 2018 o Lúdica esteve mais uma vez em Portugal para realizar a “LM! Portugal Tour 2018” e o projeto “Maiorff abraça Minas Gerais & Oficina Lúdica de Ritmos” apoiado pelo programa Música Minas da Secretaria de Cultura de Minas Gerais. A turnê não se resumiu à terrinha, e Rosana, Isabella e Gutti apresentaram-se também na Itália, em Roma, onde gravaram cenas para o videoclipe da música “Jogada errada”. Em seguida embarcaram para a Holanda, onde em Amsterdã filmaram , a comando da fotógrafa e diretora Gal Oliveira, cenas do videoclipe de “Bobagens”, a serem incluídos no novo DVD juntamente com o clipe de “Pego Leve”, lançado em março no programa “Alô, Portugal”, da Sic Internacional, onde estiveram para falar sobre a carreira e a turnê. A temporada portuguesa rendeu ainda ao LM! 5 episódios do programa “À volta da música’, apresentado por Francisco Tavares no Porto Canal, com o Lúdica interpretando músicas portuguesas do fado ao rock.